Com Alice Clemente à cabeça das jogadoras mais talentosas da Seleção Nacional, Portugal protagonizou desempenhos reveladores do potencial e da margem de progressão de uma equipa jovem, mas já com lugar assegurado na história do voleibol português.
A conquista da European Silver League, no ano passado, e a consequente promoção à Golden League, foi o expoente máximo dos bons resultados até agora alcançados.
Alice sobressaiu na gloriosa campanha da Liga de Prata, não baixando o nível com a estreia na Golden League. Pelo contrário, a fatimense cotou-se sempre entre as melhores atletas lusas, recebendo os prémios MVP nos embates que resultaram nas duas vitórias alcançadas por Portugal.
Diante da Eslovénia, em Vila do Conde, Alice Clemente assinou 19 pontos (15 ataques e 4 ases); contra Montenegro, na Hungria, a camisola 9 de Portugal brilhou com 23 pontos (20 ataques, 2 blocos e 1 ás).
O grande objetivo coletivo, esse foi garantido: Portugal assegurou a manutenção na European Golden League, o escalão principal desta competição inter seleções.