A notícia nem é propriamente uma notícia, mas não deixa de ser factual: o Centro Desportivo de Fátima selou a permanência no Campeonato de Portugal, este domingo, ao vencer o Atlético de Pêro Pinheiro, garantindo a soma de pontos suficientes para alcançar matematicamente aquele que era o grande objetivo para a temporada 2024/25.

Mais importante e ainda mais revelador da pujança fatimense: os campeões de Santarém garantiram também um lugar entre os quatro primeiros da Série C, quando ainda faltam quatro jornadas para terminar a prova.

Com 43 pontos conquistados ao cabo de 21 das 26 jornadas, o Fátima assegurou vantagem suficiente para terminar no Top 4. Os fatimenses levam 12 pontos de avanço sobre o 5.º classificado, o Marialvas. Há outros tantos em disputa, mas o Centro Desportivo tem vantagem no confronto direto: perdeu 2-1 em Cantanhede e ganhou 4-0 em casa.

O primeiro objetivo está atingido, mas o Fátima promete não tirar o pé do acelerador. Terceiro classificado, com 6 pontos de avanço sobre o GD Peniche, o Centro Desportivo aponta aos dois lugares de acesso à Fase de Subida.

O Elvas lidera e pode selar o apuramento já na próxima jornada: se ganhar em Pêro Pinheiro ou se o Fátima não vencer em Pombal. O Arronches e Benfica segue no 2.º lugar, mas com apenas 2 pontos de vantagem sobre os fatimenses. Na próxima jornada visita o Alverca B.

A quatro jornadas do fim, só cinco das 14 equipas têm a manutenção garantida: Elvas, Arronches, Fátima, Peniche e Marialvas. O Pêro Pinheiro é a única equipa matematicamente despromovida; Sertanense, Alcains e União de Coimbra estão em (muito) maus lençóis e até podem descer todos já no próximo domingo; Pombal, Marinhense, Mortágua, Alverca B e Benfica e Castelo Branco estão na corda bamba. Consulte aqui todos os resultados e as classificações do Campeonato de Portugal.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *