Associação de Futebol de Santarém anunciou calendários para campeonatos com 12, 14 ou 16 equipas. Neste último caso, os clubes serão divididos em duas séries. Finais da Taça e da Supertaça também já têm data. Futsal sénior feminino deve voltar a ser disputado em modo Inter Distrital

A Associação de Futebol de Santarém abriu oficialmente as inscrições para as demais competições a realizar na temporada 2023/24, dando também a conhecer a calendarização geral da próxima época.

Segundo o documento enviado à redação do Derby, é possível perceber que o Campeonato Distrital de seniores masculinos vai ter início no fim de semana onde o setembro se encontra com outubro.

Ainda sem certezas quanto ao número de clubes inscritos, a Associação coloca três cenários em cima da mesa: campeonato a 12 equipas, a 14 ou a 16. O formato depende do número final de inscrições, mas o nosso jornal apurou que há manifestação de intenções por parte de 14 clubes, até ao momento.

Isto, contando com o regresso da União Desportiva de Pinheiro e Cabiçalva e também do Almeirim Futsal, formação que desistiu das provas a meio da temporada passada, mas já prepara o retorno à normalidade. Há também a possibilidade de surgir uma equipa com origem no Concelho de Torres Novas, cenário que, a confirmar-se, fixaria em 14 o número de clubes inscritos.

A Associação revela, no entanto, que a possibilidade de ter um campeonato a 16 prevê a uma divisão em duas séries de oito clubes, agrupados pela respetiva posição geográfica. Neste cenário, uma dessas séries contaria com cinco emblemas oureenses.

Neste caso, os quatro primeiros classificados jogariam a Fase Final, igualmente em duas voltas e também em 14 jornadas, com a última agendada para 5 de maio. E esta é mesmo a única garantia aos dias de hoje: a 12, 14 ou 16 equipas, o campeonato começa a 29 setembro/1 de outubro e termina a 4 e 5 de maio do próximo ano.

A final da Taça Distrital será jogada a 11 ou 12 de maio, enquanto a Supertaça já está marcada 18 ou 19 do mesmo. A este propósito, importa referir que a edição 2022/23 continua por disputar.

Tal como o Derby noticiou em tempo oportuno, a final da temporada passada, onde o GRUDER teria lugar garantido, ficou em águas de bacalhau por conta do polémico desfecho do Campeonato. E assim continua, sem qualquer justificação dos responsáveis associativos.

O futsal sénior feminino também já tem datas que deixam antever um campeonato disputado por 7 formações, sendo que o cenário mais provável passa pela reedição do Inter Distrital que terminou com a vitória do Juventude Ouriense. O calendário apresentado prevê o início do futsal sénior feminino a 7 de outubro.

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *