
Três advertências e o amargo de uma inesperada desqualificação. Joana Pontes desceu do céu ao inferno em plenos Campeonatos da Europa Multidesportos, depois de ter recebido ordem de afastamento no decurso da prova de 20km marcha, realizada ao início da manhã deste domingo, em Munique, Alemanha.
A oureense do Leiria Marcha Atlética atingiu o limite de advertências logo aos 6 quilómetros e foi forçada a parar na ‘pite line’ durante dois minutos, uma penalização decorrente dos três avisos que recebeu por parte da equipa de juízes.
“Fui desclassificada. Nunca é fácil lidar com uma situação destas, mas ser marchadora tem disto. Vou trabalhar para melhorar muito”, prometeu Joana Pontes, nas redes sociais, logo após a sua participação na prova, agradecendo o apoio que lhe foi transmitido ao longo dos últimos dias: “Obrigado a todos!”
Convocada para a Seleção Nacional, Joana Pontes representou Portugal no sector feminino da marcha atlética, juntamente com a prestigiada Ana Cabecinha (8.º lugar) e com a jovem promessa Carolina Costa (14.º lugar com recorde pessoal: 1h35m46s).
Tal como o Derby tem vindo a noticiar, a marchadora natural da Cumeada é um dos talentos emergentes da marcha nacional, sendo mesmo a atual Campeã Nacional de Esperanças, entre outros títulos e proezas de relevo à escala nacional.